Business Intelligence: um grande aliado para fidelizar clientes

Fidelizar clientes já convertidos é muito mais barato do que investir na aquisição de novos clientes. Essa máxima do mercado muitos empresários já conhecem, mas nem sempre utilizam as melhores maneiras para colocar isso em prática.

Entretanto, à medida que os negócios estão cada vez mais focados em dados, o trabalho para personalizar a comunicação e investir na fidelização dos consumidores que já fazem parte de sua base de contatos está mais simples. Quanto mais sua empresa conhecer os clientes, melhores podem ser seus resultados.

Para ajudar nessa tarefa, soluções de Business Intelligence podem ser grandes aliados. Desde a mensuração de possíveis atritos e perdas, até insights para atrair clientes para novas compras, ferramentas de analytics podem ser o diferencial para tomar as melhores decisões para aproveitar esta base valiosa.

Os melhores dados

Analisar dados pelo simples negócio de analisar dados não se faz. As melhores estratégias de analytics se fazem em cima da qualidade dos dados, mas isso envolve o trabalho de mapear bem os perfis e comportamento dos clientes, assim como os processos internos da empresa.

Comece ao capturar o máximo de informações possível. Isso ajudará você a entender onde estão seus clientes, o quanto eles gastam, quais deles retornam, o tempo que eles levam para fazer uma nova compra e quais são os produtos que eles preferem.

Ao estabelecer estas informações importantes, com o apoio de uma ferramenta de BI você já pode extrair insights para tomar decisões mais concretas – dessa vez, com base em dados reais.

Quer um exemplo? No caso de um e-commerce, saber quais são os produtos preferidos de determinados clientes pode ser o ponto de partida para criar campanhas segmentadas de marketing, aumentando a chance deles voltarem para comprar uma segunda, terceira ou mais vezes, inclusive aumentando seu ticket médio.

Uma ferramenta de business intelligence pode entregar essas informações de forma simples e ágil para seus times de marketing e vendas, aumentando a sua assertividade na hora de reconquistar compradores.

Garantindo a satisfação

Como bem sabemos, nem sempre o pós-venda é algo tranquilo, já que problemas e devoluções podem atrapalhar a satisfação do consumidor. Por outro lado, usar uma estratégia de dados e analytics pode ser ajudar a transformar possíveis dores de cabeça em uma fonte de bons resultados.

De olho nos dados, é possível mapear pontos que menos satisfazem o cliente em relação ao serviço ou produto da sua empresa, aumentando as chances dele voltar para comprar mais. O frete está caro ou demora para chegar? Seu atendimento demora demais para fazer a troca de um produto indesejado ou defeituoso? Com base nos dados de logística, dos sistemas de atendimento ou do próprio feedback dos consumidores, é possível identificar e solucionar estas questões.

O uso de business intelligence para aumentar a satisfação do cliente também vale para a presença nas redes sociais e sites. A bem da verdade, uma boa ferramenta de BI pode ser um grande amigo em reunir informações pouco estruturadas de fontes como Twitter, Facebook, LinkedIn e até mesmo sites como o ReclameAqui, ajudando gestores a ver pontos fortes e outros onde eles podem ser melhorados para aumentar a fidelidade do consumidor.

Cuidar da fidelização dos clientes não precisa ser um processo de tentativa e erro. Com o apoio de ferramentas de BI, seu negócio aumenta as chances de reter clientes e transformá-los em compradores regulares. Em um mercado em que conquistar um novo cliente pode ser até cinco vezes mais caro do que manter um já existente, investir na excelência do serviço através da análise de dados é um ótimo caminho para faturar mais e melhor.

Fonte: COMPUTERWORLD

Sobre Ramires, F. A. Borja

Proficiência em Regras de Negócios e Tecnologia da Informação
Esse post foi publicado em Business Intelligence e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário