BUSINESS INTELLIGENCE – quais a vantagens

Se pudéssemos buscar, rapidamente, os termos de tecnologia mais procurados, com certeza acharíamos entre os primeiros colocados as palavras “business intelligence”. No português, inteligência de negócios, esse termo refere-se ao processo de coleta, organização, compartilhamento, análise e monitoramento de dados que ajudam na gestão dos negócios, trazendo mais inteligência para o mercado como um todo.

De forma geral, as metodologias que envolvem esse conceito reúnem e transformam um enorme volume de dados, sejam eles coletados interna ou externamente, de forma própria ou por terceiros, em informações úteis para tomada de decisões mais estratégicas.

Se parássemos a explicação por aí, já parece ser algo extremamente relevante para qualquer negócio, não é mesmo? Mas fica ainda melhor quando ressaltamos que todas essas etapas, desde a coleta até o monitoramento, acontecem de forma ágil e automatizada, justamente para otimizar processos e reduzir o tempo na tomada de ação.

MAS VOCÊ DEVE ESTAR SE PERGUNTANDO, COMO ISSO É FEITO?

A partir de técnicas analíticas que envolvem, entre outros processos, normalização, enriquecimento e cruzamentos de dados, o BI é capaz de encontrar padrões, tendências e comportamentos que podem ser interpretados como melhorias em fluxos operacionais, otimização de estratégias e vários outros indicadores esquecidos no dia a dia de uma empresa.

Mas, agora que você já sabe o que business intelligence significa, vamos entender quais são as vantagens de implementar inteligência de mercado dentro da sua empresa. Acompanhe!

GERENCIE TODAS AS SUAS INFORMAÇÕES

Lidar com tanta informação gerada pela sua operação é sempre um problema? Saiba que isso acontece com todas as empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes. Os sistemas de business intelligence facilitam e incentivam o uso de dados nas tomadas de decisão ao reunirem, em um só lugar, dados que serão posteriormente transformados em ações não só pela diretoria, mas também pela operação no dia a dia.

OBTENHA INDICADORES DE DESEMPENHO

Trazer inteligência de mercado para dentro da sua empresa significa gerar indicadores para suas rotinas e processos, mensurando de forma adequada a performance e o resultados de cada área. Isso inclui, inclusive, avaliar a produtividade dos seus funcionários para pensar em escalas e fluxos de trabalho mais inteligentes, que vão de encontro com os objetivos da organização.

Além disso, ao ter acesso à tabelas, gráficos, cálculos e estatísticas atualizados automaticamente, você conseguirá compreender alterações e projeções nos índices de venda, crescimento de mercado, desempenho de equipes, e muito mais.

DETECTE ERROS

Certamente todas as rotinas corporativas apresentam falhas que muitas vezes são deixadas de lado. Com o tempo, isso acaba atrapalhando o andamento dos processos, impactando diretamente nos custos e nos resultados da empresa. Investir em BI é uma forma de localizar de forma ágil e precisa esses erros, sem que eles precisem tomar proporções enormes para serem notados.

MELHORE A EXPERIÊNCIA DOS SEUS CLIENTES

O BI consegue fazer com que você melhore a experiência do seu cliente de duas maneiras distintas, mas complementares. A primeira é através dos processos internos que, quando eficientes, refletem positivamente nas suas entregas, seja através da qualidade ou rapidez.

A segunda maneira está ligada principalmente ao atendimento e canais digitais. Muitas empresas não acompanham as ações dos usuários em seus sites, ou a forma como os seus clientes estão sendo atendidos, ficando sem saber os reais motivos por ganhar ou perder oportunidades de negócio. Usando business intelligence é possível acompanhar os dados de venda e pós venda para aperfeiçoar o atendimento e identificar todas as estratégias necessárias para fidelização.

AUMENTE SUA COMPETITIVIDADE

Não tem como aumentar suas vendas sem aumentar a competitividade. E ter uma vantagem competitiva passa a ser muito fácil ao colocar em prática todos os outros itens citados acima, já que agora a empresa tem uma visão holística de todos os seus processos.

Além disso, o business intelligence está diretamente ligado às vendas afinal, sem ele, só resta para os vendedores usar o “feeling” para tomar decisões. O BI analisa os clientes e o período das transições dentro do funil de vendas, trazendo mais clareza sobre o que está funcionando melhor e direcionando esforços e dinheiro.

Fonte: Mercado & Tendências

Sobre Ramires, F. A. Borja

Proficiência em Regras de Negócios e Tecnologia da Informação
Esse post foi publicado em Business Intelligence e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s