O que é Análise de Negócios ou Business Analytics

 O Business Analytics é uma abordagem centrada em dados que combina a ciência de análise preditiva com capacidades avançadas de inteligência de negócios.

Uma análise preditiva utiliza algoritmos analíticos avançados para processar registros de dados e criar modelos que possam realizar previsões sobre os resultados futuros e agregar valor aos serviços da Empresa.

As potencialidades fornecidas pela inteligência de negócio de uma empresa podem entregar insights preditivos para departamentos fundamentais da organização, ajudando a atingir as metas e os objetivos – e ainda contribuem para aumentar a rentabilidade e a eficiência operacional.

Início com Business Intelligence

Desde o seu início, em meados dos anos 80, o Business Intelligence (BI) permite às empresas coletarem, monitorarem e mensurarem as variáveis relacionadas aos indicadores da gestão de negócio.

Através dele, é possível organizar a informação para auxiliar na compreensão do cenário e na tomada de decisões para alcançar a tão sonhada vantagem competitiva.

Ano após ano, as áreas que estão relacionadas ao BI vêm se destacando e se aprimorando, alcançando níveis cada vez mais detalhados.

Afinal, com o avanço das redes sociais e de outras fontes de informação que geram milhões de dados diariamente, surge uma demanda de aprofundamento dessas áreas, para transpor o Business Intelligence e conseguir ir além da compreensão, sendo capaz de antecipar o cenário.

Nessa esfera, surge o Business Analytics (BA), que consiste na análise em tempo real dos dados provenientes de diversas plataformas e com volumes de dados variados.

Seu sucesso é baseado em modelos matemáticos e estatísticos, que permitem o acesso a informações preditivas. Quando interpretados da maneira correta, os dados podem ser imprescindíveis para as tomadas de decisão.

Em outras palavras, podemos dizer que BA é a interseção entre o seu negócio e a ciência de dados. Entenda mais sobre essa técnica:

Lado a lado com o Big Data

Uma das principais características do Business Analytics é a capacidade de trabalhar com grande volume de informação diária, processando-o em um curto espaço de tempo e trazendo resultados imediatos, que serão aplicados com a mesma velocidade.

Diferentes resultados para diferentes necessidades

O número de ações que podem ser alcançadas através do Business Analytics é extenso e repleto de possibilidades. Através dele, seu negócio pode calcular fatores econômicos, de risco, tecnológicos, informações mercadológicas e até fazer uma leitura do desempenho histórico da empresa.

Uma evolução necessária, porém lenta

Embora seja uma tendência com resultados garantidos, a realidade no Brasil ainda está distante do desejado. Muitas empresas ainda estão tomando conhecimento sobre o Business Intelligence e têm medo de se arriscar.

Outras, se preocupam apenas em organizar os dados coletados para avaliar seu desempenho, mas não utilizam a tecnologia de forma preditiva. Nesse sentido, as empresas que conseguem unir o BI ao BA estão sempre à frente.

Prever, planejar e executar

Para que a inteligência tome forma e comece a trazer os resultados esperados, é necessário ir além do Business Analytics e trabalhar também na execução.

Afinal, o segredo da informação preditiva é poder agir antes de seus concorrentes e de eventuais crises, promovendo mudanças em tempo real.

Por onde começar o Business Analytics?

A melhor forma de conhecer mais sobre o Business Analytics e implantá-lo em seu negócio é procurar uma empresa especializada, que possa oferecer modelos personalizados de acordo com as suas necessidades.

Empresas que trabalham com segurança da informação, oferecendo soluções em Big Data, Business Analytics e computação na nuvem, podem ser a solução para você! Ao adaptarem-se a diferentes necessidades, essas empresas podem fornecer insights valiosos, te ajudando a entender melhor o que acontece no seu negócio.

Fonte: PROOF

Sobre Ramires, F. A. Borja

Proficiência em Regras de Negócios e Tecnologia da Informação
Esse post foi publicado em Business Intelligence e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s