Business Intelligence – o poder da informação

Munir todos os usuários-chave com dados e ferramentas para melhorar decisões: isso é empoderamento.

Empoderamento é uma das palavras de ordem do momento. E o BI não fica fora desta onda. Afinal, se tem alguém que precisa ser empoderado, é o usuário de tecnologia.

E como o BI faz isso? Literalmente, dando poder – sim, é óbvio, mas também é necessário: com Business Intelligence da chamada Terceira Geração, usuários de todas as áreas de negócio passam a ter meios e ferramental para analisar dados pertinentes a suas operações, e, com isso, empoderam suas decisões e ações.

Um empoderamento que galga departamentos e culmina em melhorias e crescimento para toda a empresa.

EVOLUÇÃO

Ao passo que, na primeira geração do BI, a extração de dados passava obrigatoriamente pela TI, demandando esforço e tempo dos profissionais desta área, as duas gerações sequentes foram diminuindo esta dependência, até chegar ao ponto atual, em que não é necessário envolver a TI neste processo: o BI permite que usuários de qualquer setor extraiam e analisem dados, deixando a TI livre para cuidar somente de suas atividades-core, aquelas essenciais para manter a infraestrutura dos negócios rodando, e para trabalhar de maneira mais estratégica, e menos operacional.

APERFEIÇOAMENTO

Na atual geração do BI, existe uma maior democratização do acesso aos dados, bem como aos recursos de tratamento e análise dos mesmos. Nisto entra forte a questão do Data Literacy, mas este é tema para um próximo artigo aqui no blog – aguarde.

E isso é o que transforma executores de tarefas em colaboradores estratégicos. É o que leva funcionários e equipes de um patamar puramente operante para um nível de contribuição para a gestão e expansão do negócio.

EMPODERAMENTO CONTÍNUO

Empoderar é dar capacidade e recursos para uma melhor atuação. O empoderamento passa pela ampliação do horizonte de colaboração, integrando indivíduos ao todo de maneira construtiva. E o BI está na base, no andamento e no topo de tudo isso.

PODER E GESTÃO

Inteligência de negócios é poder de decisão. Investimento em BI é incremento dos skills de toda a empresa.

Fonte: COMPUTERWORLD

Sobre Ramires, F. A. Borja

Proficiência em Regras de Negócios e Tecnologia da Informação
Esse post foi publicado em Business Intelligence e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s